Flávio Dino acompanha Moraes, aponta Bolsonaro como líder golpista e vota por condenação; placar vai a 2 a 0 contra o ex-presidente

Nesta terça-feira, dia 9 de setembro de 2025, o ministro Flávio Dino acompanhou o relator Alexandre de Moraes no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado. Em seu voto, Dino afirmou que os crimes em análise representam uma grave ameaça à democracia e não podem ser anistiados, destacando a responsabilidade dos líderes na trama que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023.


Dino reforçou que Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, tiveram papel central na articulação, devendo receber penas mais severas em relação aos demais réus. Para o ministro, as provas reunidas pela investigação demonstram de forma clara a existência de uma organização criminosa que tentou impedir a posse do presidente eleito em 2022, buscando desestabilizar o Estado de Direito no Brasil.


Com seu voto, o placar da Primeira Turma do STF ficou em 2 a 0 pela condenação de Bolsonaro. Dino destacou ainda que o julgamento deve ser conduzido com base estritamente técnica, afastando qualquer tipo de pressão externa ou política, e reforçou que a responsabilização é necessária para proteger a ordem democrática do país.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA