O posto de identificação do Instituto Félix Pacheco, na cidade de Cocal, passa a contar com um novo horário de atendimento, mais amplo e estendido, com o objetivo de melhor atender a população que busca a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A unidade está localizada na rua Floriano Peixoto, ao lado da Rádio Tropical FM 87.9, e é referência na prestação desse serviço essencial no município.
![]() |
A informação foi divulgada em primeira mão na tarde desta terça-feira (12/01), durante entrevista ao vivo no programa Jornal da Tarde, da Rádio Tropical FM, apresentada pelo comunicador João Ferreira. Na ocasião Sr. Raimundo Martins, diretor de programação da emissora, relatou que esteve pela manhã no posto de identificação e constatou de perto a grande demanda de pessoas, além do número reduzido de fichas disponíveis, o que vinha fazendo com que muitos cidadãos retornassem para casa sem atendimento, em razão do cronograma até então limitado, estabelecido pelos superiores do órgão.
Diante da situação, o professor Raimundo Martins, afirmou que entrou em contato com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), órgão responsável pelo Instituto Félix Pacheco, em Teresina. Após diálogo e avaliação da demanda em Cocal, ficou definido o prolongamento do horário de funcionamento da unidade para garantir mais acesso, comodidade e dignidade à população.
Com a mudança, o posto passará a funcionar das 7h30 da manhã até as 17h30, de forma ininterrupta. No turno da manhã, das 7h30 às 12h30, dois funcionários estarão realizando a emissão das identidades. Já no período da tarde, das 12h30 às 17h30, outros dois servidores assumirão o atendimento, assegurando a continuidade do serviço ao longo do dia.
Durante a entrevista, o Sr. Raimundo Martins também demonstrou preocupação ao relatar que muitas pessoas chegavam ao posto ainda de madrugada, na tentativa de garantir atendimento, mas nem sempre conseguiam devido à alta procura. Sensível à realidade enfrentada pela população cocalense, ele buscou alternativas junto aos responsáveis e conseguiu viabilizar a ampliação do horário, medida que representa um avanço significativo para o município.
A nova organização do atendimento no Instituto Félix Pacheco em Cocal, reforça o compromisso com a cidadania e garante melhores condições para que a população de Cocal tenha acesso a um documento fundamental, evitando filas excessivas, deslocamentos desnecessários e transtornos aos usuários do serviço.
