CLIQUE AQUI E SIGA O COCAL ALERTA NO INSTAGRAM
O município de Cocal pela primeira vez alcançou um marco histórico ao conquistar o 1º lugar no Ciclo de Alfabetização do PPAIC 2025, com a prática “Equidade Literária com Ênfase nas Matrizes Indígenas, Africanas, Quilombolas e Nordestina”. O reconhecimento ocorreu durante o III Seminário Regional de Boas Práticas, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva, de qualidade e que valoriza as raízes culturais do nosso povo.
A prática vencedora foi desenvolvida pela professora Aline Carvalho, que irá representar Cocal e a 1ª GRE (Gerência Regional de Educação) em Teresina, levando para todo o Piauí a experiência exitosa aplicada em sala de aula no município.
Em sua proposta, a professora destaca a importância de enraizar a identidade cultural desde o processo de alfabetização:
“Um povo sem conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. Ler e aprender sobre as ricas contribuições indígenas, africanas, quilombolas e nordestinas é enraizar nossa identidade em um futuro mais forte, inclusivo, livre de preconceito e, ao mesmo tempo, alfabetizando na idade certa.” – Aline Carvalho
Este resultado é reflexo do esforço coletivo de professores, coordenadores, gestores e da Secretaria Municipal de Educação, que vêm investindo em metodologias inovadoras para garantir a alfabetização de todos e de cada um, respeitando as diversidades e assegurando a equidade.
Com este feito, Cocal se consolida como referência educacional no estado, mostrando que quando a educação é construída com compromisso, sensibilidade e respeito às identidades culturais, os resultados transformam vidas e fortalecem comunidades.