Estudantes de Cocal e Cocal dos Alves se destacam no Seduckathon 2025 e conquistam intercâmbio internacional

  CLIQUE AQUI E SIGA O COCAL ALERTA NO INSTAGRAM

Cinco alunos do CETI Augustinho Brandão, escola pública da rede estadual situada no município de Cocal dos Alves, foram destaques na edição 2025 do Seduckathon, considerada a maior maratona estudantil de inovação e tecnologia do Brasil. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), teve sua etapa final realizada nesta quarta-feira, 25 de junho, no Teresina Hall, na capital Teresina, reunindo milhares de estudantes de todas as regiões do estado e com a presença do governador Rafael Fonteles.



Os alunos Hélio Henrique da Silva Gomes e José Carvalho dos Santos Neto, da cidade de Cocal, e Marcos Vinícius Viana de Brito, Mariane de Brito Vieira e Sara Passos Fontenele, de Cocal dos Alves, conquistaram o prêmio máximo do evento: um intercâmbio educacional de 30 dias nos Estados Unidos. A viagem está prevista para acontecer entre os meses de setembro e dezembro deste ano, conforme cronograma que será divulgado pela Seduc.


O projeto desenvolvido pelos estudantes do CETI Augustinho Brandão, que levou à conquista do prêmio, consistiu na produção de velas ecológicas feitas com óleo reutilizado. A iniciativa, que uniu sustentabilidade, empreendedorismo e impacto social, foi elaborada e apresentada por alunos das cidades de Cocal e Cocal dos Alves, se destacando entre os trabalhos finalistas e conquistando os jurados pela relevância e aplicabilidade da proposta.


Os cinco estudantes integram a equipe do CETI Augustinho Brandão, sob orientação da professora Girleny Fontenele da Silva e direção do gestor escolar Darkson. Os cocalenses Hélio Henrique é filho da professora Diana e do Sr. Flávio Caraúbas, enquanto José Neto é filho de Júnior Cabrocha e da professora Larisa Carvalho. O grupo representou a escola com o projeto voltado ao empreendedorismo e inovação, destacando-se entre mais de 8 mil alunos inscritos no evento. O projeto de destaque foi denominado Candeia dos Cocais.


Durante o encerramento do Seduckathon, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou da solenidade e exaltou o protagonismo da juventude piauiense no cenário educacional.


“O Seduckathon é muito mais do que uma competição. É uma vitrine de talentos da escola pública, que está formando cidadãos preparados para os desafios do século 21”, declarou o governador, que também entregou as premiações ao lado do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.


Além dos Estados Unidos, o intercâmbio do Seduckathon 2025 inclui destinos como Alemanha, Portugal, Singapura, China e Coreia do Sul. O objetivo do programa é proporcionar uma imersão internacional para os estudantes da rede pública que se destacaram em projetos de inovação, contribuindo para o fortalecimento da educação no estado, que atualmente possui o melhor IDEB do Nordeste e o quarto do país.










 

Fonte; COCAL ALERTA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA