Novo papa é anunciado: Robert Prevost, dos EUA, que será Leão XIV

 A Igreja Católica tem um novo líder: Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV. Aos 69 anos, ele entra para a história como o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos - um marco para a Igreja, já que assume vindo de um país de maioria protestante. Discreto, reformista e com sólida formação teológica, Prevost é considerado um continuador da linha de abertura de seu antecessor, Francisco.


Nascido em Chicago, entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Estudou teologia na União Teológica Católica de Chicago e, em seguida, direito canônico em Roma. Sua trajetória missionária se destacou na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou por mais de uma década em regiões marcadas por pobreza e instabilidade política, inclusive durante o governo de Alberto Fujimori.


Antes de ser eleito Papa, Prevost ocupava duas funções importantes no Vaticano: era prefeito do Dicastério para os

Bispos — responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Em 2023, foi nomeado cardeal, alcançando o papado em tempo recorde.


Leão XIV chega ao pontificado também sob o peso de um episódio delicado. Três mulheres o acusaram de ter acobertado casos de abuso sexual por parte de padres no Peru. As denúncias, feitas em 2023, estão sendo analisadas pelo Vaticano. A diocese envolvida nega omissão e afirma que Prevost seguiu os protocolos canônicos.


Conhecido pela fala calma e pela aversão aos holofotes, o novo Papa agora assume o desafio de liderar a Igreja em tempos de profundas transformações. Ele foi aclamado nesta quinta-feira (8) com a tradicional frase "Habemus Papam!" e já concedeu sua primeira bênção apostólica Urbi et Orbi diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro.


A era de Leão XIV acaba de começar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA