Nova portaria determina medidas para enfrentamento da Covid-19 nas escolas da rede estadual no Piauí; confira as regras

 Foi publicada do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (07) uma nova portaria da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) com medidas sanitárias voltadas ao enfrentamento da Covid-19 nas escolas da rede pública estadual de ensino. Com informações do G1 PI



O documento foi elaborado após o Comitê de Operações Emergenciais do Estado (COE) realizar uma série de recomendações para contenção dos casos de Covid-19 em junho deste ano.


Comprovante de vacinação

Conforme a portaria, as escolas funcionarão na modalidade presencial. O comprovante de vacinação será exigido dos servidores, empregados e alunos para o acesso às unidades escolares.


Caso os pais ou responsáveis não apresentem o comprovante de vacinação dos estudantes, o Conselho Tutelar será notificado para as providências cabíveis. Quanto aos servidores ou empregados que não apresentarem o documento, a administração da escola deverá comunicar à Secretaria de Educação. O funcionário perderá a remuneração referente aos dias que ele não apresentar o comprovante.


Afastamentos

De acordo com a portaria, nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, a unidade escolar deverá adotar as seguintes medidas:

Separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição de ensino até que possam retornar para casa;

Alunos, professores e demais trabalhadores que estiverem com suspeita de Covid-19 deverão ser afastados por sete dias. Caso os sintomas continuem, o afastamento será por 10 dias ou até a comprovação da testagem negativa.

O documento ressaltou que, em caso de afastamento de profissional, não haverá suspensão das aulas. O profissional continuará atuando em home office, até se confirmar um eventual diagnóstico de Covid-19.


Em caso de alunos com Covid-19, a unidade escolar deverá observar três situações:


* Dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas – as aulas presenciais nessa sala serão suspensas por sete dias, além do monitoramento de todos que tiveram contato durante este período.

* Dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas no mesmo turno – as aulas presenciais do turno escolar serão suspensas por sete dias, além do monitoramento de todos que tiveram contato durante este período.

* Dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos – as aulas presenciais na instituição de ensino serão suspensas por sete dias, além do monitoramento de todos que tiveram contato durante este período.


Aumento de casos confirmados em Cocal

Em Cocal, a situação é preocupante diante aos casos de covid-19. A cada novo Boletim Epidemiológico atualizado, mostra um aumento significativo no número de casos  do Coronavírus. O CETI Pinheiro Machado, é uma escola da rede estadual de ensino. Devido a grande quantidade de alunos que estudam lá, e por conta do aumento de casos da Covid, surgiu boatos que a escola iria suspender as aulas presenciais. Porém a nossa reportagem entrou em contato com a direção da escola e a mesma descartou essa informação. 

CETI Pinheiro Machado/ Foto: Arquivo Blog Cocal Alerta


A direção do CETI Pinheiro Machado, em conversa com a reportagem do BLOG COCAL ALERTA, disse que vai seguir todas as normas e medidas sanitárias publicadas na nova portaria da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI), voltadas ao enfrentamento da Covid-19 nas escolas da rede pública estadual de ensino.


Atualmente Cocal possui 46 casos ativos do novo Coronavírus (Covid-19). CLIQUE AQUI E VEJA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO. 


Aumento de casos e internações por Covid-19


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) anunciou a abertura de 41 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em seis municípios piauienses após o aumento de casos e internações por Covid-19. A medida visa atender a crescente demanda e prevenir a falta de leitos no estado.


Conforme o Boletim Epidemiológico Covid-19 da 26ª semana divulgado na terça (5), que compreende entre os dias 26 de junho a 2 de julho, houve um aumento de 160% na taxa de ocupação de leitos clínicos destinados aos pacientes com a doença. O boletim apontou que a média móvel de casos de Covid-19 no estado permanece em alta. Foram registrados 338 novos casos na última semana, o que representa um aumento de 1.652%.


Em contrapartida, a média móvel de mortes pela doença obteve uma queda de 44%, assim como o índice de transmissibilidade do coronavírus no Piauí, que caiu de 1,43 para 1,19.


Por Repórter João Ferreira | Blog Cocal Alerta

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA