Procissão marca o encerramento dos festejos de São Francisco de Assis em Cocal-PI




Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04 de outubro, a tradicional procissão de encerramento dos festejos de São Francisco de Assis, na cidade de Cocal. No ano passado (2020), a tradicional procissão do Santuário de São Francisco de Assis, não foi realizada por conta da pandemia da Covid-19.

Foto: Romário Nascimento / Colaborador do Blog Cocal Alerta


Neste ano, a tradição foi mantida e a procissão foi realizada, a concentração teve início por volta das 17h na frente da igreja, localizada na Avenida  Raimundo Alves Pereira. Após a concentração, os romeiros percorreram algumas ruas da cidade, retornado para o Santuário, local em que foi realizada a celebração da Santa missa, após a procissão.


A procissão é um dos pontos principais da festa para os romeiros. "É o momento em que os peregrinos renovam a fé e a devoção a São Francisco de Assis". Disse, Padre Antônio Araújo, pároco da igreja católica em Cocal. 


Todo o evento de comemoração dos festejos de São Francisco de Assis, foi realizado mantendo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus, como é o caso do uso de máscara de proteção.




História de São Francisco de Assis


São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.


Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entregou-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entregou-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 fez votos de pobreza e começou a pregar sua doutrina.


Acompanhado dos primeiros discípulos pediu autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 fundou a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis" e se instalou em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.


Em 1215, o Concílio de Latrão reconheceu a "Ordem dos Franciscanos", que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Iniciou uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impôs uma “regra” mais branda para a Ordem.


Em 1224, decepcionado, Francisco deixou a direção da Ordem e junto com três discípulos, optou pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde queria morrer. Durante a viagem, os fiéis correram ao encontro do “santo”.


São Francisco de Assis morreu em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.


Por Repórter João Ferreira | Blog Cocal Alerta 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BLOG COCAL ALERTA